Aplicativo do Recife registra quase 9 mil pacientes com sintomas gripais


Em menos de 15 dias, o web aplicativo "Atende em Casa-Covid-19”, idealizado pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo do Estado, já tem quase nove mil inscritos. A plataforma é indicada para pacientes que apresentam sintomas gripais e oferece um atendimento dividido em etapas.

De início, os pacientes respondem a um questionário virtual preparado pela Secretaria de Saúde do Recife. Dependendo da gravidade dos casos, os pacientes recebem recomendações de como se cuidar em casa, em quadros mais leves, ou têm acesso a um atendimento por meio de videochamada com um enfermeiro ou médico, quando as respostas indicam uma situação que merece mais atenção.

Segundo o titular da pasta municipal, Jailson Correia, até a tarde desta quarta-feira (8) mais de duas mil pessoas haviam sido atendidas por intermédio das videochamadas e cerca de 600 pacientes foram encaminhados a unidades de saúde após esse contato. Todos os pacientes recebem mensagens de monitoramento por duas semanas para avaliar o andamento dos casos.

A intenção da plataforma é oferecer um suporte para a população e desafogar as unidades de saúde, fazendo com que apenas os pacientes com sintomas mais severos de síndrome gripal, seja pela Covid-19 ou em decorrência de outros vírus, se encaminhem aos hospitais. Em entrevista recente, o secretário de Saúde do Estado André Longo adiantou que a ferramenta deve ser disponibilidade para toda a Região Metropolitana do Recife a partir da próxima semana e, posteriormente, estendida para municípios do Interior.
Adbox